quinta-feira, 30 de maio de 2013

3˚ DIA – ESTRADA REAL DIAMANTINA – OURO PRETO

O dia hoje foi um erro de planejamento. Por um espirito romântico/aventureiro resolvemos seguir pela Estrada Real, no trecho que liga Diamantina a Ouro Preto, um trecho de apenas 383 km, que passa por terreno montanhoso, por vários vilarejos, com um belo visual. Essa rota era por onde os tropeiros escoavam a produção de diamantes e ouro no sec. XVIII. Achamos nós que seria um belo passeio admirando a natureza e vendo um pouco mais das edificações do colonial mineiro.
  
  


       


Ledo engano! Já de saída, o GPS nos indicava um tempo de 7 horas para esses 383 km! Algo estava errado! Mas não caiu a nossa ficha. Ainda assim fomos. O problema todo é que a estrada não permitia uma velocidade maior do que 30 km por hora e às vezes até menor. 
Muito íngreme, muitas curvas, muitos buracos. Quase todo o percurso em estrada de terra. 
Apenas o final seria asfaltado. Resultado, levamos mais de 12 horas para chegar a Ouro Preto. Chegamos já escuro, não vimos nada do final da viagem, cansados, chacoalhados....  Em resumo, já estamos velhos e experientes demais para cair nesse tipo de “armadilha”.  Devíamos ter feito apenas um trecho da Estrada e o restante em estrada normal.
Mesmo assim, passamos por lindos panoramas de serra – serra do Espinhaço, Serra do Cipó. Vimos o Pico do Itambé, o Rio Jequitinhonha, Rio do Peixe. Passamos por vários vilarejos, cada um com capelinhas bem simpáticas. A maior cidade que passamos foi Serro, aonde vimos uma igreja barroca muito bonita.
 
Em Mariana já passamos no escuro e não vimos nada.
Em Ouro Preto hospedamo-nos na Pousada do Arcanjo onde fomos recebidos por um atendente em trajes de época. A pousada fica fora do centro, mas tem transfer para levar os hóspedes para o centro. O quarto é bem amplo e serve o chá da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário